Mesmo após três anos do Pacto pela Vida, pernambucanos não confiam em suas políciais
POSTADO ÀS 17:16 EM 30 DE Julho DE 2010
Ao responder em que instituição o eleitor pernambucano confiaria, a maioria dos entrevistados, com 22,4%, disse que não acredita em nenhuma.
A Polícia Militar só aparece em quarto lugar, para 4,15% dos entrevistados, longe da religião (12,3%) e família, com 5,1% dos eleitores.
A Polícia Civil, a instituição responsável pelo trabalho de investigação policial, não obtém citação sequer para constar na tabela.
Na avaliação dos pesquisadores, a corrupção pode ser outra variável que motiva o descrédito nas instituições estatais. “Se o senso comum considera a polícia corrupta, porque confiar nela?”
O programa Pacto pela Vida foi lançado oficialmente no dia 8 de maio de 2007.
Um dado curioso da pesquisa mostra que 58% dos eleitores defendem o uso das Forças Armadas na segurança pública. 28% defendem em alguns casos e 10% são contrários.
“O fenômeno deve ocorrer porque o eleitor acredita na necessidade de mais instituições desenvolvendo ações de segurança, tendo em vista que a população pernambucana não confia em suas polícias”, opinam os pesquisadores, na publicação.
Há no entanto dados alarmantes.
Um exemplo: 36% dos eleitores afirmaram que o uso da tortura em interrogatórios policiais é justificável em alguns casos. “51% dos entrevistados afirmam que o uso da tortura é justificável sempre ou às vezes. Esse percentual é superior aos que não defendem o uso da tortura”, informam.
Somos ou não somos atrasados? Mas ainda temos idiotas esclarecidos como Marco Aurélio Garcia para culpar os seriados da TV, como o violento Jack Bauer.
FONTE: Blog de Jamildo
Espero que de fato, a polícia(em especial o GATI), possa mudar essa estatística dos pernambucanos!!!!
ResponderExcluir