Pelo 20º mês consecutivo Pernambuco vem conseguindo reduzir os números de homicídios. De acordo com os números da Gerência de Análise Criminal e Estatística – GACE da SDS no mês de julho o Estado reduziu em 19,9% a taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI o que representa 64 vidas poupadas. “Gostaríamos que o número de homicídios fosse zero, mas estamos obtendo êxito. Um dos maiores problemas é que os índices anteriores não estavam estacionados. Eles eram crescentes, e cada mês que passava, aumentavam. Foi uma grande luta para conseguir equilibrar e começar uma curva descendente”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.
De janeiro a julho de 2010 a redução acumulada de mortes violentas chega a 13,9% ou 318 homicídios a menos, sendo julho o mês a apresentar a maior redução deste ano. Para o chefe da Polícia Civil, Manoel Carneiro, a integração existente entre os Órgãos operativos da SDS tem colaborado na diminuição da criminalidade no Estado. “O grande sucesso na redução nos índices de violência em Pernambuco, sem dúvida nenhuma, passa pela integração das polícias Civil e Militar”, reforçou.
Através de um planejamento operacional voltado para ações preventivas e repressivas, a SDS, tem conseguido manter decrescente a curva da violência. Desde 2007 foram realizadas várias operações integradas de repressão qualificada sendo presas pessoas acusadas de homicídios, tráfico de drogas e armas, estelionato, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, dentre outros crimes. “Parabenizo a todos os integrantes da segurança pública em Pernambuco pelos resultados obtidos. Sem o comprometimento e empenho de todos não estaríamos mudando o cenário da violência em nosso Estado”, afirmou Wilson Damázio.
No combate e repressão ao tráfico de drogas, a “Operação Crack”, por exemplo, tem como objetivo debelar pontos de drogas, identificar traficantes e respectivas quadrilhas. Como resultado destas ações, apenas em 2010 foram debelados 1.856 pontos de venda de drogas e apreendidos mais de 74,2 quilos de crack. Outra ação de destaque, a Operação Malhas da Lei, dedicada a cumprir mandados de prisão, prendeu, nos sete primeiros meses deste ano, 2.492 pessoas e expediu mais de 2.100 mandados de prisão em todo o Estado.
Segundo Wilson Damázio, a cultura é um dos fatores mais difíceis no combate à violência contra a vida. Crimes de proximidade, cometidos dentro de casa, na vizinhança da vítima ou em bares representam um grande desafio às polícias, pois em sua maioria são imprevisíveis e conduzidos por motivo torpe. “Não tem polícia no mundo que evite esse tipo de crime”, explicou.
Sem homicídios há 34 dias, a capital pernambucana juntamente com a Área Integrada de Segurança – AIS 23 sediada em Salgueiro – composta por sete municípios do sertão pernambucano demonstram o rumo tomado pela segurança pública no Estado. “São resultados expressivos que refletem o comprometimento de nossos policiais com a sociedade pernambucana. O trabalho integrado tem colaborado no combate a violência e na garantia da paz aos pernambucanos”, acrescentou o comandante da Polícia Militar, coronel Tavares Lira.
Em todo o Estado a região que apresentou a maior diminuição no número de CVLI foi a Área Integrada de Segurança - AIS 4 responsável pelo policiamento em 34 bairros e 52 comunidades, como San Martin, Tejipió, Torrões, Várzea, Afogados e Jardim São Paulo, dentre outros. Com uma população de aproximadamente 472 mil pessoas, segundo último censo do IBGE, a AIS-4 reduziu em 36,8% o número de homicídios nos sete primeiros meses de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado, em números absolutos 54 vítimas a menos. Segundo o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Gilmar Araújo e o delegado Bruno Chacon, da Delegacia Seccional do Prado, responsáveis pela Área Integrada, o resultado positivo deve-se ao trabalho que vem sendo realizado no combate ao uso de drogas.
Fonte: SDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário